ALR Materiais Elétricos utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Blog

Confira a seguir as últimas notícias sobre Instalações e o mercado de materiais elétricos.

Você encontra conteúdos exclusivos e as principais recomendações e informações produzidas especialmente por nossa equipe de ESPECIALISTAS.

uploads/chamada1.png ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES CARTÃO BNDES E CHEQUE MORADIA
uploads/chamada2.png FRETE GRÁTIS PARA A GRANDE GOIÂNIA
uploads/chamada3.png ENVIAMOS PARA TODO O BRASIL
uploads/chamada4.png SUPORTE TÉCNICO

O que é um Soft-Starter

Chave Soft Starter
COMPARTILHE

Se você já trabalhou com motores elétricos, pode ter ouvido falar do termo "soft starter". Mas o que é exatamente um soft starter e como ele pode ser útil em aplicações de motores elétricos? Nesta postagem do blog, vamos explicar o que é um soft starter, como ele funciona e quais são seus benefícios.

O que é um soft starter?

Um soft starter é um dispositivo eletrônico que é usado para controlar o arranque de um motor elétrico. Ele é projetado para reduzir a corrente de pico que ocorre quando um motor elétrico é ligado diretamente à rede elétrica, o que pode ser prejudicial para o motor e para a rede elétrica. Um soft starter também ajuda a evitar o desgaste prematuro dos componentes do motor, bem como a reduzir o ruído e as vibrações.

Como funciona um soft starter?

Um soft starter funciona através do controle da tensão que é aplicada ao motor elétrico durante o arranque. Em vez de ligar o motor diretamente à rede elétrica, o soft starter aplica uma tensão reduzida ao motor, que aumenta gradualmente até que a tensão total seja alcançada. Isso ajuda a reduzir a corrente de pico e a evitar o estresse excessivo no motor elétrico.

Os soft starters podem ser controlados manualmente ou automaticamente. Em um controle manual, o operador determina a velocidade de arranque e a velocidade máxima do motor elétrico. Em um controle automático, o soft starter determina automaticamente a velocidade de arranque e a velocidade máxima do motor elétrico com base nas condições de carga.

Quais são os benefícios de usar um soft starter?

Há vários benefícios em usar um soft starter para controlar o arranque de um motor elétrico. Esses benefícios incluem:

  1. Redução da corrente de pico: Um soft starter pode ajudar a reduzir a corrente de pico que ocorre durante o arranque do motor elétrico, o que pode ser prejudicial para o motor e para a rede elétrica.
  2. Aumento da vida útil do motor: Ao reduzir o estresse no motor elétrico durante o arranque, um soft starter pode ajudar a aumentar a vida útil do motor.
  3. Redução do ruído e das vibrações: Um soft starter pode ajudar a reduzir o ruído e as vibrações que são produzidos durante o arranque do motor elétrico.
  4. Economia de energia: Ao reduzir a corrente de pico, um soft starter pode ajudar a economizar energia elétrica.
  5. Controle de velocidade: Alguns soft starters podem ser usados para controlar a velocidade do motor elétrico, o que pode ser útil em algumas aplicações.

Conclusão

Um soft starter é um dispositivo eletrônico que é usado para controlar o arranque de um motor elétrico. Ele pode ajudar a reduzir a corrente de pico, aumentar a vida útil do motor, reduzir o ruído e as vibrações, economizar energia elétrica e até mesmo controlar a velocidade do motor. Se você trabalha com motores elétricos, um soft starter pode ser uma ferramenta valiosa, na ALR Materiais Elétricos você encontra variedades de chave soft-starter das melhores marcas do mercado, incluindo Danfoss e WEG. Faça já um orçamento conosco!